domingo, 23 de fevereiro de 2014

Novas possibilidades de cura pela regeneração com células-tronco

 

Professor Paulo Brofman (ao fundo) e a equipe de pesquisadores  do Laboratório do CTC - PUCPR
Professor Paulo Brofman (ao fundo) e a equipe de pesquisadores  do Laboratório do CTC – PUCPR
Paraná é destaque nas pesquisas com células-tronco. Os resultados apontam para novos e eficientes tratamentos
 
Uma revolução na medicina e uma grande esperança de cura para muitas doenças. Assim pode ser definida a terapia com o uso de células-tronco. Cientistas do mundo inteiro estão, há décadas, tentando decifrar como funcionam e qual é o potencial destas células capazes de dividir-se e transformar-se em outros tipos específicos de células, regenerando ou reparando órgãos que perderam sua função. Ainda há muito a descobrir, mas as células- tronco já salvam muitas vidas, como no transplante de medula óssea.
No Brasil, onde se desenvolvem importantes pesquisas na área de Biologia Celular, o Paraná destaca-se pela complexidade dos estudos, a infraestrutura dos laboratórios e os resultados já obtidos. O Centro de Tecnologia Celular (CTC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, inaugurado em 2010, é referência na área, mantém parcerias com outras instituições de pesquisa e abastece projetos que integram a Rede Nacional de Terapia Celular. O Laboratório de Biologia Celular do Instituto Carlos Chagas/Fiocruz – PR, também desenvolve estudos reconhecidos em todo o país e no exterior.
O trabalho do CTC é voltado para a pesquisa com células-tronco mesenquimais (obtidas da medula óssea, da parede do tecido adiposo e da parede do cordão umbilical) e progenitoras endoteliais (oriundas do sangue do cordão umbilical), entre outros.
Os estudos mostram que estas células podem se diferenciar dando origem a tecidos específicos como muscular, ósseo, adiposo, cartilaginoso ou regenerar vasos sanguíneos. Algumas destas pesquisas já deixaram o estágio laboratorial e passaram para os testes clínicos. Entre as que se mostram muito promissoras e eficientes estão: a terapia com células-tronco para tratamentos de doenças do coração, para problemas circulatórios e artrose de joelho. “No Brasil ocorrem 85 mil amputações ao ano, boa parte devido a problemas circulatórios originados pelo diabetes. Já os casos de insuficiência cardíaca chegam a 240 mil/ano, causando graves
consequências, como a perda da função contrátil do músculo cardíaco. Com o trata mento com células-tronco, muitas destas situações poderiam ser evitadas”, exemplifica o coordenador do CTC - PUCPR, Paulo Brofman. Estas células estão sendo usadas em diversas pesquisas, para tratamento de doenças de origem neurológica, pulmonar, autoimune e cardíaca, entre outras. Mas o pesquisador ressalta: “No Brasil, por enquanto, qualquer estudo ou tratamento com base em células-tronco é considerado experimental e precisa de autorização do Comitê de Ética e Pesquisa e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, com exceção do transplante de medula óssea”.
A terapia celular pode representar mais qualidade de vida para o paciente, longevidade e menos gastos para o sistema de saúde. Paulo Brofman, coordenador do CTC-PUCPR.
 
Fonte:http://www.paranafazciencia.com.br/novas-possibilidades-de-cura-pela-regeneracao-com-celulas-tronco/

Um comentário:

  1. estas pesquisas com células tronco ,podem estar direcionadas a síndrome reumática, principalmente (ar) artrite reumatoide, a (ar) e de fato considerada uma deficiência imunológica?, existe pesquisas atuais , em função da cura da (ar)?, pois até o momento ela e considerada s/ cura, degenerativa e progressiva, os medicamentos atuais causam muitos efeitos colaterais , e servem para atenuar as crises, a nossa expectativa de vida e reduzida de acordo com a evolução da doença, pois atinge praticamente todo o nosso organismo, interno e externo! gostaria de saber de informações concretas , bem fundamentadas , essa síndrome reumática não e muito divulgada no entanto atinge milhões de pessoas somente no brasil ,a demora no diagnostico ,um tratamento diferenciado , e informação pode fazer a diferença na vida das pessoas, ela atinge + mulheres crianças e jovens, ontem conheci uma jovem q/ apresentou aos 2 anos de idade,hj esta em uma cadeira de rodas, eu fui diagnosticada a 6 anos atrás apos uma crise grave, e muita busca por resposta, já q/ meus sintomas , ñ batiam com os exs comuns, até hj sou soro negativo e conheço várias pessoas nesta situação tanto brasil como no exterior ! a resposta de vcs será de grande incentivo "afinal alguém nos ouviu" sou administradora do (grupo ter artrite reumatoide) ñ tem fins lucrativos , foca em qualidade de vida , artes , informações, etc... aguardo resposta , estou com uma petição na avaaz.org, síndrome reumática (oms) com várias perguntas , podem dizer q/ terei as respostas , + tenho q/ tentar encontrar ajuda , orientação , vida , nosso pulso ainda pulsa !

    ResponderExcluir