sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Diagnóstico do Rabino que teria sido curado com célula-tronco é provavelmente Miastenia e não ELA

Apesar de anunciar avanço, empresa ressalta cautela quanto às conclusões dos achados iniciais
26/07/2012
 
Um clima de grande euforia tomou conta de toda a comunidade envolvida com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) após o relato de um paciente que estaria curado da doença. O caso é do rabino ortodoxo Refoel Shmulevitz Hared, diagnosticado com a doença em 2010, na Mayo Clinic do Minnesota, nos Estados Unidos. O paciente teria apresentado melhores significativas após ser submetido a um tratamento realizado pela BrainStorm Therapeutics Celular, uma empresa israelense biomédica com sede em Petah Tikva, que tem realizado ensaios com NurOwn, tecnologia que utiliza células-tronco adultas humanas para o tratamento de ELA.

Os dados dos ensaios inicias realizados pela BrainStorm, em janeiro deste ano, mostraram que a tecnologia NurOwn não apresentava quaisquer efeitos colaterais e foi aprovada para testes clínicos em seres humanos. Ele também entrou no estatuto de medicamento órfão pela FDA, o que significa que o tratamento tem incentivo financeiro porque é para tratamento de doenças raras. A esperança é que a NurOwn seja capaz de curar pacientes com estágios avançados da ELA, e devolvê-los para uma vida saudável.

"Em poucas semanas após a injeção com células NurOwn, o paciente apresentou melhora dramática em uma variedade de funções incluindo a respiração, fala, caminhada, força muscular e bem-estar geral", disse o professor Dimitrios Karussis, neurologista do Hospital Universitário de Hadassah e o principal investigador de BrainStorm.

A fim de esclarecer a situação, a coordenação do Centro de Estudos do Genoma da USP entrou em contato com um dos pesquisadores envolvidos, Dr Zohar Argov, neurologista do Hadassah. “O paciente em questão apresentava um quadro misto de doenças neuromusculares, incluindo Miastenia, e não uma forma pura de Esclerose Lateral Amiotrófica. A resposta do paciente ao tratamento, como colocado pela mídia, não representa os resultados obtidos pelos testes que estão sendo realizados”, afirmou.

Desde 2011, a companhia desenvolve análises clinicas para verificar a segurança do transplante autólogo de células-tronco de medula óssea. Entretanto, apesar de encorajadores, segundo o Dr. Dimitrius, que estará no Brasil para o VII Congresso de Células-Tronco, que acontece de 03 a 06 de outubro de 2012, na Fecomércio, os resultados de apenas um paciente devem ser avaliados com cautela. "Por enquanto não podemos tirar conclusões científicas com base no resultado de um paciente individual, porém esses resultados são extremamente encorajadores”, explica Dimitrius.

Os pesquisadores de BrainStorm esperam ter resultados de seus testes clínicos realizados no Hospital Hadassah este mês, e planejam realizar mais testes nos Estados Unidos, em conjunto com o Massachusetts General Hospital e da Faculdade de Medicina de Massachusetts.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário