terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cirurgia-marco para paciente de ELA Ted Harada


Louis Bedigian, 22 de agosto de 2012 07:50

Quando a Neuralstem anunciou que tinha obtido sucesso ao reverter a progressão da esclerose lateral amiotrófica em Ted Harada, 39 anos, muitos se perguntaram se os pesquisadores finalmente tinham chegado à uma cura para a doença. Gizmodo narrou a impressionante história desse homem, que mostrou sinais de recuperação no ano passado, depois de passar por um tratamento experimental com células-tronco.
Harada deve se submeter, ainda hoje, a uma cirurgia no Hospital da Universidade de Emory, em Atlanta. Esta é a parte final de um experimento com 18 pacientes na Fase 1B. Se tudo correr bem, o estudo deve avançar para a Fase 2.
Em abril, Eva Feldman (a principal investigadora do experimento e diretora do Instituto de Pesquisa Médica Alfred A. Taubman e da Clínica de ELA do Sistema de Saúde UM) disse que o estudo “reforça a nossa convicção de que temos demonstrado um caminho seguro, reprodutível e robusto na administração de células-tronco neurais da medula espinhal”.
“A publicação abrange dados de até 18 meses após a cirurgia inicial”, disse a pesquisadora num comunicado à imprensa. “No entanto, devemos ter cautela na interpretação destes dados, pois o experimento não foi concebido nem acionado estatistiscamente para averiguar a questão da eficácia”.
A imprensa nacional, incluindo canais tais como FOX e CNN, tem dado cobertura ao estudo e ao progresso no caso de Harada – o qual já se tornou uma espécie de celebridade em Atlanta, e dentro da comunidade médica.
Durante a parte de Fase 1B do experimento, o principal objetivo da Neuralstem é provar que é seguro injetar células-tronco na medula espinhal. Se isso for comprovado, mais pacientes humanos participarão na próxima fase.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário