quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Neuralstem Completa Fase I do Experimento com Células Tronco voltado para ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica


Rockville, Maryland, 27 de agosto de 2012

A companhia Neuralstem anunciou a conclusão da Fase I do seu experimento com células-tronco neurais da medula espinhal para o tratamento da ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica (ou Doença de Lou Gehrig), tendo já sido tratado o décimo oitavo paciente. Este paciente, o terceiro que voltou ao experimento para um sessão adicional de injeções, é também o último da Fase I do experimento, seguindo sua presente configuração, a qual está programada para terminar seis meses após esta última cirurgia.

“Nós estamos muito satisfeitos por termos concluído a Fase I deste experimento inovador, o primeiro aprovado pelo FDA no teste de células-tronco neurais, disse Karl Johe, PhD e presidente do conselho de administração e diretor científico da Neuralstem.

“Houve muitas estreias neste experimento, incluindo as primeiras injeções medulares lombares, as primeiras injeções na região cervical e medular, o primeiro grupo de pacientes a receber ambos”, disse Jonathan D. Glass, MD, diretor do Centro Emory para ELA. “Isso tem exigido um esforço incrível da equipe médica e de apoio da Emory e gostaria de expressar o meu agradecimento a todos eles, bem como reconhecer a generosidade e a coragem dos pacientes e suas famílias”.

“Nós descobrimos que o procedimento é extremamente seguro”, disse Eva Feldman, MD, PhD, diretora da Instituto de Pesquisa Médica Alfred A. Taubman e diretora de pesquisa da Clínica de ELA do Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. “Em alguns pacientes, parece que a doença não está mais progredindo, mas é muito cedo para saber se o resultado de um pequeno número de pacientes é de fato significativo”. Feldman é o investigador principal (IP) do experimento e consultor não remunerado da Neuralstem.

Sobre o Experimento

A Fase I do experimento tenta avaliar a segurança das células-tronco neurais na medula espinhal e o método de transplante medular nos pacientes com ELA, e está em curso desde janeiro de 2010. O estudo foi concebido para contemplar até 18 pacientes. Os primeiros 12 pacientes receberam transplante na região lombar da coluna vertebral (parte inferior das costas), começando com pacientes não-ambulatoriais até avançar para aqueles já ambulatoriais.

O experimento então progrediu para o transplante na região cervical da coluna vertebral (parte superior das costas). O primeiro grupo, de três pacientes, foi tratado  somente na região cervical. O último grupo de três recebeu injeções em ambas as regiões da coluna vertebral, ou seja, cervical e lombar. Numa adição ao projeto do experimento, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o retorno dos pacientes previamente tratados para este grupo. O estudo de 18 pacientes será concluído em 6 meses após a cirurgia final.

Sobre a Neuralstem

A tecnologia patenteada da Neuralstem permite a produção de células-tronco neurais do cérebro e da espinal medula humanos em quantidades comerciais, e a capacidade de controlar a diferenciação destas células em neurônios e glia maduros e fisiologicamente relevantes. Neuralstem é um experimento clínico aprovado Pelo FDA, voltado para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), muitas vezes referida como Doença de Lou Gehrig, experimento este que foi concedido o status de designação órfão pela FDA.

Além da ELA, a companhia está também visando outras doenças do sistema nervoso central, incluindo lesão medular, paraplegia espástica isquêmica e acidente vascular cerebral crônico. A companhia apresentou um pedido de IND (Investigational New Drug) ao FDA para um experimento de Fase I de Segurança para lesão medular crônica.

A Neuralstem também tem a capacidade de gerar linhagens de células-troncos neurais humanas adequadas para o rastreio sistemático de grandes bibliotecas químicas. Através desta tecnologia de triagem, a Neuralstem descobriu e patenteou compostos que podem estimular a capacidade do cérebro de gerar novos neurônios, possivelmente revertendo patologias do sistema nervoso central. A companhia tem um experimento de segurança na Fase IB, de avaliação do NSI-189, seu primeiro composto molecular para o tratamento de grandes transtornos depressivos. Indicações adicionais podem incluir Encefalopatia Traumática Crônica, Doença de Alzheimer, e Stress Pós-traumático.

Para maiores informações, por favor visite os site www.neuralstem.com

Foto meramente ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário