quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Butantan desenvolve tratamento inédito contra deficiência visual


Testes em humanos da técnica que utiliza células-tronco retiradas da polpa do dente de leite começam em setembro.


O Laboratório de Genética do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de desenvolver um novo tratamento para pacientes que perderam a visão devido a lesões na córnea. A técnica utiliza células tronco retiradas da polpa de dentes de leite e, a partir de setembro, começa a ser testadas em humanos em parceria com o Instituto da Visão da Unifesp.

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam problemas no mecanismo de ação das células límbicas, situadas ao redor das córneas e responsáveis pela regeneração. Nesses casos, essas células perdem a capacidade de reconstruir a superfície do tecido. Com isso, a córnea, que em indivíduos saudáveis é transparente, se torna opaca, levando à perda da visão.

Trata-se de um salto significativo no sentido de devolver a visão para aqueles que tiveram a córnea comprometida em função de queimaduras ou doen çasgenéticas e imunológicas”, afirma a coordenadora do Laboratório de Genética do Butantan, Irina Kerkis.

As células retiradas da polpa do dente de leite são incorporadas ao tecido ocular dos pacientes e recobertas por uma espécie de lente feita de um material semelhante a placenta. A partir daí elas se adaptam a esse tecido e passam a atuar como células límbicas, reconstruindo a córnea degradada e devolvendo a visão ao paciente. “O grande diferencial é que o tecido resultante da aplicação se integra completa e definitivamente ao olho, substituindo com perfeição a estrutura original”, explica a biomédica responsável pela pesquisa, Babyla Monteiro.

As demais vantagens dessa técnica são que o procedimento não é invasivo, resulta em um volume muito maior de células indiferenciadas, não há necessidade que haja relação entre doador e receptor, não envolve questões éticas e é financeiramente viável.

Em um primeiro momento os testes serão aplicados em um grupo de pacientes voluntários que já passaram por cirurgia e não obtiveram resultados satisfatórios, não podem receber enxertos de tecido e não apresentam quadro infeccioso. Os testes devem demorar seis meses e, caso a técnica apresente resultados satisfatórios, será disponibilizada para a população.

Informações:
Assessoria de Comunicação Social do Instituto Butantan
11-3726-7222 ramais: 2063 / 2264

FONTE: http://www.portalnews.net.br/ciencia/5136-butantan-usa-celulas-tronco-do-dente-de-leite-para-curar-cegueira.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário