sábado, 19 de janeiro de 2013

Células-tronco adultas: quando a esperança se torna realidade

Por Antonio Jorge de Melo



A Rede Globo exibiu 2 reportagens especiais sobre pesquisas com células-tronco nessa semana. Isso me fez voltar ao ano de 2009, quando tive meu diagnóstico de ELA 8 confirmado. Naqueles dias, o que se publicava de artigos de ct especificamente em  ELA eram apenas estudos pre-clinicos, ou seja, estudos em modelos animais com ct embrionárias. Naquela época já havia as ofertas de tratamento na Alemanha e na China, mas aí é que precisamos ter discernimento. Uma coisa são estudos clinicos, protocolos e trials feitos por Centros de Pesquisas, Hospitais  e Universidades (ex: ALS Empory Center Atlanta University/Neuralstem; Hadassah Medical Center/Brianstorm, etc), onde existe uma regra básica seguida a risca: estudos clínicos não podem e não devem ser cobrados em nenhuma hipótese. Outra coisa são tratamentos não comprovados cientificamente oferecidos por algumas clínicas a um custo exorbitante, porem sem qualquer garantia de eficácia, e mais, com risco a segurança do paciente.
Assim, feita essa ressalva, sabemos que  se o Brasil participar de algum trial com ct adultas em ELA, com certeza a mesmo não será cobrada do paciente, até que a segurança e a eficácia do tratamento sejam aprovados pelos órgãos competentes, e aí sim, o tratamento poderá estar comercialmente disponivel a toda comunidade.

 Dep Mara Gabrilli, durante o 7ºCBCT
Em função disso, estamos nos empenhando e buscando um entendimento com a Dep Fed Mara Gabrilli, que coordena a ong Instituto Mara Gabrilli, que tem como missão básica fomentar as pesquisas com ct no Brasil. Inclusive teremos em breve uma reunião com ela para darmos continuidade a essa discussão, ou seja, o que nós pacientes, familiares e cuidadores podemos fazer   para que estudos experimentais com ct adultas em ELA comecem a ser realizados no Brasil.
É importante dizer que se não nos unirmos e não nos mobilizarmos, o governo e os órgãos gestores da saude não nos dará isso de mão beijada. Precisamos agir a partir de ações planejadas e tangiveis para que possamos ver os estudos experimentais com ct adultas acontecendo no Brasil. E isso implica em estarmos alinhados com alguns parlamentares que apoiam a nossa causa, pesquisadores, associações representativas de pacientes, e os órgãos públicos  competentes.
Em relação a fazer o procedimento fora do Brasil, é fato que a China, desde que a Neuralstem fez uma parceria com aquele governo no ano passado, está acelerando a realização de novos trials naquele país, pois a Neuralsten sabe que na China os trâmites de aprovação do tratamento com ct neurais adultas serão bem + rápidos do que seria hoje nos EUA.
É fato  que nos últimos 3 anos  surgiram as primeiras pesquisas clínicas (pesquisas feitas em humanos)  com células-tronco adultas em ELA. Imagino o que virá nos próximos 3 anos, com certeza muitas novidades para nós pacientes de ELA, ainda que não seja a cura definitiva, o que com certeza só será possivel com as pesquisas  com ct embrionárias, que ainda encontram-se na fase pre-clinica, mas ao menos uma remissão nos sintomas e uma estagnação no processo de evolução da doença.
Pra quem não tinha nada pra comemorar, até que a coisa não está tão mau assim.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário