1-Células-tronco embrionárias
São derivadas de um embrião humano de quatro ou cinco dias de idade que está na fase de blastocisto de desenvolvimento. Os embriões utilizados geralmente são aqueles que foram criados em clínicas de FIV (fertilização in vitro) onde vários óvulos são fertilizados em um tubo de ensaio, mas apenas um é implantado na mulher.
2-Células-tronco adultas ou somáticas
Existem por todo o corpo após o desenvolvimento embrionário e são encontrados dentro de diferentes tipos de tecido. Essas células-tronco podem ser encontradas em tecidos do cérebro, medula óssea, sangue, vasos sanguíneos, músculos esqueléticos, pele e fígado. Elas permanecem em um estado inativo ou de “não-divisão” por anos, até serem ativadas por uma doença ou lesão tecidual.
Células-tronco adultas podem se dividir ou se auto-renovar indefinidamente, permitindo-lhes gerar uma gama de tipos de células do órgão de origem ou mesmo regenerar o órgão original por inteiro. Sabe-se que as células-tronco adultas são limitados em sua capacidade de diferenciação com base no seu tecido de origem, mas há alguns indícios que sugerem que elas podem se diferenciar e tornar-se em outros tipos de tecidos celulares.
Fonte: www.stem-cells-news.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário