quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conceitos básicos de células-tronco


Introdução
Falar sobre terapia com  células-tronco  desperta em mim uma forte esperança de que em um tempo mais breve possivel todos nós, sejamos pacientes, cuidadores ou profissionais da saude teremos oportunidade de ter acesso a esse importante avançco médico-científico. Enquanto isso não acontece, vamos falando um pouco sobre o assunto por aqui, e quem sabe, gerar uma proveitosa discussão. (Jorge)

 
1-Definição
Células-tronco são as células com capacidade de auto-replicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vários tecidos.

2-Classifdicação
 2.1- Totipotentes, aquelas células que são capazes de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano, incluindo a placenta e anexos embrionários. As células totipotentes são encontradas nos embriões nas primeiras fases de divisão, isto é, quando o embrião tem até 16 - 32 células, que corresponde a 3 ou 4 dias de vida;
2.2- Pluripotentes ou multipotentes, aquelas células capazes de diferenciar-se em quase todos os tecidos humanos, excluindo a placenta e anexos embrionários, ou seja, a partir de 32 - 64 células, aproximadamente a partir do 5º dia de vida, fase considerada de blastocisto. As células internas do blastocisto são pluripotentes enquanto as células da membrana externa destinam-se a produção da placenta e as membranas embrionárias;
2.3- Oligotentes, aquelas células que se diferenciam em poucos tecidos;
2.4- Unipotentes, aquelas células que se diferenciam em um único tecido
3-Natureza
3.1- Adultas, extraídas dos diversos tecidos humanos, tais como, medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta etc. (estas duas últimas são consideradas células adultas, haja vista a sua limitação de diferenciação). Nos tecidos adultos também são encontradas células-tronco, como medula óssea, sistema nervoso e epitélio. Entretanto, estudos demonstram que a sua capacidade de diferenciação seja limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas.

3.2- Embrionárias, só podem ser encontradas nos embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, dado seu alto poder de diferenciação. Estes embriões descartados (inviáveis para a implantação) podem ser encontrados nas clínicas de reprodução assistida ou podem ser produzidos através da clonagem para fins terapêuticos.

                    FONTE:
Mayana Zatz - Geneticista da USP


              


Nenhum comentário:

Postar um comentário