quinta-feira, 23 de maio de 2013

Comunicado da CORDCELL sobre pesquisas com CT adultas no Brasil

 

Encaminhamos abaixo a resposta elaborada pelo Dr. Eliseo J. Sekiya Médico e Consultor científico da CordCell.
Informamos que foi apresentado no Congresso de Terapia Celular da Nova Zelândia o relato de caso de um paciente com diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica que recebeu suas próprias células obtidas da gordura, em uma intervenção de caráter compassivo. Não se trata ainda de um protocolo de pesquisa, muito menos de um tratamento para a doença. Ainda há um longo caminho a ser percorrido até chegarmos a um possível tratamento que possa efetivamente alterar o curso desta doença tão grave.
No momento, instituições de pesquisas brasileiras estão submetendo protocolos de pesquisas que deverão passar em análise regulatória pelos órgãos competentes como a CONEP e a ANVISA para aprovação. Enquanto não são aprovados, esses processos correm em sigilo. Os primeiros protocolos serão os estudos de fase I, onde o objetivo é verificar se a intervenção com células é segura para os pacientes, não provocando efeitos indesejáveis ou mesmo a morte do paciente.
Depois de concluída a pesquisa e publicados os resultados desta fase, caso seja demonstrada a segurança, novos protocolos serão submetidos para aprovação, em estudos de fase II. Nesta fase, o objetivo é verificar a segurança do método em um grupo maior de pacientes e comprovar alguma eficácia. Havendo resultados favoráveis, deverão ser submetidos novos protocolos em fase III, onde o objetivo é verificar a eficácia em grandes grupos de pacientes, para definir indicações e doses para os diversos tipos e estágios da doença.
Dependendo dos resultados encontrados e publicados o método poderá ser avaliado pelo Conselho Federal de Medicina para ser aprovado como tratamento.
A Cordcell e a Techlife são centros de tecnologia celular altamente qualificados para o preparo de células segundo as necessidades definidas nos protocolos de pesquisa, não contando com estrutura de atendimento a pacientes. Assim, sua contribuição aos protocolos após aprovação regulatória, consiste em disponibilizar toda sua estrutura tecnológica e conhecimento da sua equipe para atender rigorosamente as necessidades dos investigadores que conduzem seus estudos.  
Estamos todos muito esperançosos quanto ao potencial das Células-tronco na abordagem da Esclerose Lateral Amiotrófica e acreditamos que importantes avanços estão em andamento. O apoio de instituições que realizam trabalho de orientação séria aos pacientes que portam esta doença tão grave é fundamental para chegarmos a resultados concretos.
 
 
 
Atenciosamente,
Central de Relacionamento
CordCell Centro de Terapia Celular
Valorize a vida. Preserve células-tronco.
www.cordcell.com.br
0800 77 222 00

Um comentário: