Esse documentário produzido e apresentado pelo canal Discovery em 2011 e reprisado no início de 2012 é uma verdadeira obra-prima dos documentários sobre pesquisas com células-tronco, principalmente quando falamos de doenças neuromusculares e doenças neurodegenerativas, porque ele mostra exatamente onde o Brasil está posicionado nesse exato momento no que se refere a essas pesquisas.
O documentário está dividido em 4 módulos, e nesse primeiro módulo vale a pena destacar o estudo pré-clinico (estudo feito em modelo animal) que foi realizado pela equipe da Drª Mayana Zatz no CEGH com 14 ratos. Desse total, 7 eram ratos normais, e 7 eram ratos com distrofia muscular. Eles injetaram CT adultas retiradas do tecido adiposo humano e injetaram nos 7 ratos distróficos. Tempos depois eles compararam a resistência muscular entre o grupo que recebeu CT e o grupo-controle, e concluíram que no grupo tratado com CT houve regeneração de células-musculares, e verificou-se a presença de proteínas musculares humanas nos músculos desses ratos (distrofina).
No documentário, A Drª Mayana faz uma revelação bombástica, quando diz que dentro de 2 ou 3 anos poderá ser possível iniciar essa mesma pesquisa em seres humanos. Como o documentário foi produzido provavelmente em 2011, entendemos que estamos próximos de ver esses estudos começarem a acontecer. Palavras da Geneticista mundialmente famosa por seu importante trabalho na Medicina Regenerativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário