sábado, 25 de fevereiro de 2012

A esperança que vem de Israel



No dia 11/10/2010, a Cia Brian Storm Cell Therapeutics, uma empresa que atua em pesquisas com  células-tronco adultas, anunciou que o Ministério da Saude de Israel havia concedido autorização para a realização de um estudo FASE I/II utilizando o método NurOwn de terapia com células-tronco em pacientes com ELA. Segundo informou a empresa na época, ela foi a primeira a receber autorização do Ministério da Saude Israelense para realizar esse tipo de estudo com células-tronco naquele país, em parceria com a Hadassah Medical Center, com uma equipe liderada pelo investigador Karussis Dimitrios, MD, PhD da Faculdade de Medicina Hadassah Center, e uma equipe científica da BrainStorm dirigida pelo Prof. Eldad Melamed.

Em fevereiro de 2011 foi a vez do FDA nos Estados Unidos conceder status de medicamento órfão e autorizar o teste deste tratamento, que visa bloquear ou pelo menos retardar a progressão da doença
Somente agora no início de 2012 foram feitos os testes em humanos da nova terapia NurOwn para o tratamento da ELA.
A NurOwn é uma tecnologia que "manipula" as células-tronco adultas retiradas da medula óssea de pacientes e as transforma em células capazes de produzir compostos neuroprotetores e neurotransmissores como a dopamina. As células tratadas são então reinjetadas no corpo do paciente. O método evita o risco bem conhecido de rejeição, bem como a possivel evolução para células cancerígenas, que caracteriza as células-tronco embrionárias.

Segundo antecipa Dimitrios Karussis, chefe do Centro Médico Hadassah de Esclerose Múltipla em Israel, a NurOwn, embora ainda esteja no estágio de provar  a segurança e a tolerabilidade ao tratamento, também já deu alguns, ainda que limitados, sinais de eficácia. Ela parece melhorar a função respiratória, a força muscular e a capacidade de engolir dos pacientes. Mas os resultados da próxima fase experimental vão ainda avaliar a real eficácia da terapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário