domingo, 11 de maio de 2014

"Uma longa caminhada começa com o primeiro passo"




Por Antonio Jorge de Melo


Ted Harada
Quando eu li pela primeira vez sobre pesquisa com CT adultas em ELA, o tema da matéria era o paciente Ted Harada, que hoje é conhecido nas diversas redes sociais de ELA de todo o mundo como aquele paciente cujos benefícios da terapia celular oferecida pela Neuralsten foram extremamente favoráveis. Isso foi em 2011.

Passados quase 3 anos, hoje temos pesquisas com CT neurais  adultas em ELA  FASEII em vários países no mundo, a Neuralsten continua conduzindo a sua importante pesquisa FASE II com CT neurais adultas em ELA no ALS Emory Center, e em breve teremos o primeiro Estudo FASE III com CT neurais  adultas em ELA  do mundo que também será conduzido pela Neuralsten.


Terapia celular da Neuralsten
Hoje, Dr Hemerson Casado Gama está mantendo contato estreito com alguns pesquisadores brasileiros, bem como com a Neuralsten,  através do CeO daquela empresa,  Mr Gear, e  esperamos que dessa forma  o governo brasileiro, através da intermediação do  Ministério da Saúde, Conep, Poder Legislativo, Centros de Pesquisas e demais  instâncias se sensibilizem com a nossa causa e  possam abrir as portas para que a Neuralsten   realize  um braço de sua pesquisa tambem no Brasil, inaugurando assim uma nova era na história da pesquisa clínica brasileira, quando pacientes com ELA poderão ser submetidos a essa promissora terapia celular.

Jogo beneficente "Brasil x ELA"
Entre as pessoas do Poder Legislativo que hoje se empenham em colaborar diretamente com a luta dos pacientes de ELA, sem sombra de dúvida queremos destacar a pessoa do Dep Romário, que não tem medido esforços e tempo para apoiar a nossa causa. O jogo beneficente realizado na Bahia é um reflexo direto disso. A campanha “Brasil x ELA” conseguiu arrecadar com a realização desse evento o valor de R$50.000,00 para as pesquisas clínicas no Brasil com CT em ELA.Esse dinheiro será totalmente revertido para  a campanha  "Doe Um Milhão para ELA".


Claro que, em termos financeiros, estamos longe do valor necessário para que uma pesquisa desse porte seja realizada em nosso país. Entretanto, também é verdade que, para se dar uma grande caminhada é necessário dar o primeiro passo. A boa notícia é que a  caminhada já começou.