terça-feira, 31 de julho de 2012

A Esperança que vem de Atlanta VIII: 17º Paciente com ELA recebe Terapia Celular


Data  25-Jul-2012 13:38


Rockville, Md., 25 de julho de 2012 / PRNewswire / - Neuralstem, Inc. (NYSE MKT: CUR) comunica que o décimo sétimo paciente foi tratado na Fase I do estudo em curso com as próprias células estaminais neurais para o tratamento de esclerose lateral amiotrófica  (ALS ou doença de Lou Gehrig).
Este paciente é também o segundo que retorna para o ensaio com injecções adicionais. Neste tratamento, o paciente recebeu cinco injecções na região cervical, região da medula espinal, além das 10 que tinha recebido anteriormente na regiã lombar, para um total de 15 injecções.
O paciente previamente tratado nesta coorte cervical retornará ao julgamento em agosto, desde que os requisitos de inclusão continuam a ser cumpridos. Esta triagem  inovadora com células-tronco está ocorrendo na Emory University Hospital, em Atlanta, Geórgia.
(Logo:
http://photos.prnewswire.com/prnh/20061221/DCTH007LOGO)

"Esta fase da triagem, permitida pela FDA dar um passo sem precedentes no tratamento dos pacientes pela segunda vez, e está progredindo conforme planejado", disse Karl Johe, PhD, Presidente e Diretor Científico da Neuralstem. "Estes são os primeiros pacientes no mundo que recebem nossas células em ambas as regiões lombar e cervical em que a terapia com células-tronco poderiam apoiar tanto o andar e a respiração."

Sobre a Triagem

O ensaio da Fase I para avaliar a segurança de Neuralstem  com células-tronco neurais da medula espinhal e método de transplante medular em pacientes com ELA está em curso desde Janeiro de 2010.  O ensaio foi concebido para se inscrever até 18 pacientes. Os primeiros 12 pacientes foram transplantados na região  lombar da coluna vertebral, começando com os não-ambulatóriais e avançando para os  ambulatóriais.
O ensaio avançou para o transplante na região cervical. O primeiro grupo de três foi tratado somente na região cervical. A coorte atual de três está recebendo injeções em ambas as regiões cervical e lombar da medula espinhal. Em uma emenda ao projeto de estudo, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o retorno dos pacientes tratados anteriormente a este grupo. A traiagem de 18-paciente concluirá em seis meses após a cirurgia final.

Sobre Neuralstem

A tecnologia Neuralstem patenteada permite a capacidade de produzir células estaminais neurais do cérebro humano e medula espinal em quantidades comerciais, bem como a capacidade para controlar a diferenciação destas células constitutivamente in  mature, fisiologicamente relevantes ao neurônios e glia humanos.
Além da ELA, a empresa também é alvo de enfermidades do sistema nervoso com sua plataforma de terapia celular, incluindo lesão da medula espinhal, paraplegia espástica isquêmica e acidente vascular cerebral crônico.

A empresa apresentou um pedido IND (Nova Droga Investigacional) ao FDA para um ensaio de Fase I de segurança de lesão medular crônica. A empresa possui um estudo de segurança Fase Ib avaliar NSI-189, o seu composto ( molécula neurogênica pequena) para o tratamento do transtorno depressivo maior (MDD). Indicações adicionais podem incluir CTE (encefalopatia traumática crônica), doença de Alzheimer, ansiedade e perturbações da memória.

Este press release pode conter declarações prospectivas feitas de acordo com as disposições da Lei de Reforma de Litígio de Títulos de 1995. Os investidores são advertidos de que essas declarações prospectivas contidas neste press release sobre potenciais aplicações das tecnologias Neuralstem constituem declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas, incluindo, sem limitação, a incerteza dos riscos inerentes ao desenvolvimento e comercialização de produtos potenciais, de resultados de ensaios clínicos ou aprovações regulatórias ou autorizações, necessidade de capital futuro, dependência de colaboradores e de manutenção dos nossos direitos de propriedade intelectual.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

7º Congresso Brasileiro de Célula-Tronco e Terapia Celular

 

30/07/2012

Agência FAPESP – A Associação Brasileira de Terapia Celular e a Sociedade Internacional de Pesquisa com Células-Tronco realizarão, de 3 a 6 de outubro, em São Paulo, o 7º Congresso Brasileiro de Célula-Tronco e Terapia Celular.
Inscrições antecipadas podem ser feitas até 30 de julho e resumos de trabalhos devem ser enviados até 17 de agosto.
Em sua sétima edição, o evento tem como objetivo disseminar entre profissionais da área e estudantes as pesquisas e as inovações mais recentes no desenvolvimento de terapias celulares.
Na programação, serão abordados temas como “Pluripotência e Diferenciação”, “Epigenômica de células-tronco” e “Células-tronco e imunossupressão”.
Mais informações e inscrições pelo site www.stemcells2012.com.br/index.asp

sexta-feira, 13 de julho de 2012

UMA EMPRESA ISRAELITA DESENVOLVEU A CURA DA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA?


Uma empresa israelita – Brain Storm Cell Therapeutics- atualmente realiza ensaios clínicos Fase I/II em pacientes que sofrem de ELA, informou que pelo menos alguns dos pacientes tratados com a terapia celular NurOwn mostraram uma melhora considerável, incluindo andar e falar.

A ELA é um grave distúrbio que provoca fraqueza muscular e atrofia por todo o corpo causada por degeneração da parte superior e inferior os neurônios motores. A maioria dos pacientes que são diagnosticados com ELA morrem de insuficiência respiratória, normalmente dentro de 3-5 anos a partir do início dos sintomas. O tempo médio de sobrevivência é de cerca de 39 meses, e apenas 4% sobrevivem mais de 10 anos.O caso  mais famoso é do conhecido físico Stephen Hawking que vive com a doença por mais 50 anos.

 A tecnologia desenvolvida, conhecida como BrainStorm NurOwn baseia-se em um protocolo de diferenciação que reprograma as células-tronco mesenquimais da medula óssea (MSC) em neurônios de células de apoio. Em termos mais simples, a NurOwn usa células-tronco do próprio paciente (retirado da medula óssea). Usando uma nova técnica desenvolvida pelo professor Eldad Melamed, antigo chefe de Neurologia da Faculdade de Medicina Centro Rabin em Tel Aviv e professor Daniel Offen, Chefe do Laboratório de Neurociências, Felsenstein Medical Research Center (FMRC) da Universidade de Tel Aviv.

 As células serão injetadas no paciente (nas pernas ou braços em estágios iniciais ou diretamente na medula espinhal em pacientes com esclerose lateral amiotrófica em estágio avançado).

Até agora houve apenas a Fase I / II do ensaio clínico com NurOwn no Centro Médico Hadassah, em Jerusalém, com cerca de 24 pacientes. Este teste inicial foi feito a fim de testar a segurança do tratamento e mesmo nesta fase preliminar, os resultados têm sido muito encorajadores.
 Alguns pacientes mostraram sinais claros de regressão da doença e um paciente   recuperou sua capacidade de andar e falar. Segundo o professor Karussis Dimitrios do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina Hadassah Center, em Jerusalém, e principal investigador do BrainStorm afirmou: "Dentro de poucas semanas após a injeção com células NurOwn, o paciente apresentou melhora dramática em uma variedade de funções, incluindo a respiração, a fala, a marcha, força muscular e bem-estar geral.

Apesar destes resultados encorajadores o desenvolvimento do estudo NurOwn provavelmente vai demorar pelo menos mais de 5 anos com mais estudos para começar em duas clínicas importantes em Boston. A tecnologia desenvolvida pela BrainStorm pode também ser útil para outras doenças tais como a doença de Parkinson, bem como a esclerose múltipla.

terça-feira, 10 de julho de 2012

A Esperança que vem de Atlanta VII: 16º paciente é submetido a ensaio clínico com células tronco - Neuralstem



 



Rockville, Md., 19 de junho de 2012 / PRNewswire / - Neuralstem, Inc. (NYSE MKT: CUR) anunciou que o primeiro paciente a receber transplante de células tronco em ambas as regiões da medula espinhal tem sido tratado na Fase I do estudo em curso com  células estaminais neurais em esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig). Este é também é o primeiro paciente que retorna para um segundo tratamento. Neste tratamento, o paciente recebeu cinco injecções na região cervical além de 10 injeções que recebeu anteriormente na região lombar em um total de 15 injecções. Este é o maior número de injecções no ensaio até agora. É o primeiro paciente no mundo a receber transplante de células-tronco em ambas as regiões lombar e cervical da medula espinhal em triagem clínica aprovada pelo FDA. A traigem decorre na Emory University Hospital, em Atlanta, Geórgia.
"Este é um marco importante na traigem", disse Dr. Karl Johe, PhD,Presidente e Diretor Científico da Neuralstem "A capacidade de administrar com segurança dosagens múltiplas para esses pacientes é um passo fundamental na administração possibilitando a dose máxima de segurança. Esta terapia com células estaminais pode dar suporte tanto ao ato de andar quanto a respiração. " 

 
Sobre a Traigem
O ensaio de Fase I avalia a segurança do trasnplante de células-tronco neurais e método de transplante medular em pacientes com ELA e está em curso desde Janeiro de 2010. O ensaio clínico foi concebido para inscrever até 18 pacientes. Os primeiros 12 pacientes foram, cada um transplantados na região lombar da coluna vertebral. Então, avançou para o transplante na região cervical da coluna vertebral. O primeiro grupo de três foi tratado na região cervical. A coorte atual de três receberão injeções em ambas as regiões cervical e lombar da medula espinhal. Em uma emenda ao projeto de estudo, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o retorno dos pacientes previamente tratados.


Sobre a Neuralstem

Esta tecnologia é patenteada e permite a capacidade de produzir células estaminais neurais do cérebro humano e medula espinhal em quantidades comerciais, bem como a capacidade para controlar a diferenciação destas células constitutivamente (in mature). A Neuralstem tem aprovação pela FDA para ensaio de segurança Fase I clínica para a esclerose lateral amiotrófica (ALS), muitas vezes referida como a doença de Lou Gehrig, e tem sido atribuída a designação de status órfão pela FDA.
A  Neuralstem descobriu e patenteou compostos que podem estimular a capacidade do cérebro para gerar novos neurônios, possivelmente à reversão das patologias de algumas condições do sistema nervoso.
Para mais informações, visite http://www.neuralstem.com/ ou ligue-nos no Twitter e Facebook.
Deanne Eagle, Media Relations.

Fonte: www.neuralstem.com
Imagem meramente ilustrativa
Parte inferior do formulário


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Rabino ortodoxo deve ser primeiro paciente com ELA curado por droga israelense


Rabbi Refoel Shmulevitz
O líder rabino Refoel Shmulevitz Hared, uma vítima da doença do neurônio motor, esclerose lateral amiotrófica (ELA), pode ser o primeiro paciente conhecido curado da esclerose lateral amiotrófica, ele foi diagnosticado a dois anos atrás. A ELA, mais comumente conhecida como doença de Lou Gehrigs após o jogador de beisebol icônico que a contraiu em 1939, é uma doença neurodegenerativa progressiva que apresenta uma quebra gradual de grupos musculares, paralisia e problemas respiratórios, e é geralmente fatal dentro de três a cinco anos de diagnóstico. O próprio Gehrig  sucumbiu à doença com a idade de 37 anos, mas outras vítimas famosas, nomeadamente o físico teórico  britânico Stephen Hawking, ter sobrevivido, embora sem capacidade de se mover ou se comunicar salvar com o uso dos olhos. Segundo a American ALS Association, os efeitos da doença sobre 5.600 pessoas por ano, e não tem causa conhecida.

Os médicos têm sido até agora incapazes de curar ou reverter os efeitos da esclerose lateral amiotrófica, e foram confinados a abrandar a doença e aliviar sua dor através de tratamentos com drogas diversas. Mas esse diagnóstico sombrio pode mudar, através da BrainStorm Therapeutics celular, uma empresa israelense biomédica com sede em Petah Tikva, que tem vindo a realizar ensaios em NurOwn, um tratamento para a ELA que utiliza tecnologia de células-tronco. NurOwn foi encontrado para ter efeitos colaterais em janeiro deste ano, e foi aprovado para testes clínicos em seres humanos, bem como merecedoras de estatuto de medicamento órfão pela FDA, o que significa que a droga é incentivado financeiramente porque é para as doenças raras. A esperança é que NurOwn será capaz de curar pacientes com estágios avançados da ELA, e devolvê-los para uma vida saudável.

Tal foi o caso com o rabino Refoel Shmulevitz, um filho de Haredi scion rabino Chaim Shmulevitz e um chefe da Yeshiva Mir em Jerusalém. Rabino Shmulevitz foi diagnosticado com a doença em 2010 na Mayo Clinic do Minnesota, e como a um mês  atrás sua doença tinha progredido a um estágio avançado, restringindo Shmulevitz para uma cadeira de rodas e limitando sua capacidade de falar e respirar. Sua condição foi juntamente com outra doença rara, Miastenia Gravis, e a combinação resultante impediram de participar em ensaios clínicos de NurOwn no Hospital Hadassah, onde está sendo realizada. Em vez disso, ele foi aprovado para o chamado "tratamento compassivo", destinada aos pacientes sem esperança de recuperação da doença.

"Dentro de poucas semanas após a injeção com células NurOwn, o paciente apresentou melhora dramática em uma variedade de funções incluindo a respiração, fala, caminhada, força muscular e bem-estar geral", disse o professor Dimitrios Karussis, neurologista do Hadassah e o principal investigador de Brainstorm de ensaios clínicos, para o Canal 2 de Israel News, acrescentando que "Enquanto não podemos tirar conclusões científicas com base no resultado de um paciente individual, esses resultados são extremamente encorajadores."
Rabino Shmulevitz é grato para recuperar sua capacidade de andar, falar, e até subir escadas, chamando a sua recuperação um milagre e profusamente agradecendo a Deus. A euforia é partilhada por Brainstorm de executivos; Presidente do Professor Board Avi israelense disse que a empresa estava "comovido" com os "resultados notáveis observado" e Lebovits Chaim, BrainStorm do fundador disse: "É difícil descrever a emoção que tomou conta de nós como um resultar dos resultados surpreendentes. "

Está longe de ser claro se os resultados Shmulevitz são indicativos de qualidades do medicamento de cura, e a empresa está à procura de mais evidências de eficácia. BrainStorm espera ter resultados de seus testes clínicos realizados no Hospital Hadassah este mês, e planeja realizar mais testes clínicos nos Estados Unidos, bem como, através de um esforço conjunto com o Massachusetts General Hospital e da Universidade da Faculdade de Medicina de Massachusetts. Mas se a droga realmente demonstra ser um tratamento viável para a ELA, os resultados podem ajudar as pessoas atingidas com ELA em todo o mundo. "Não há dúvida de que um grande drama está acontecendo aqui", disse um médico Hadassah ao canal 2.

Tradutor Google.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Instituto Mara Gabrilli faz contato com a Neuralstem II



Ontem escrevi o email abaixo para a Neuralstem e o Mr. Richard Garr, presidente e CEO da Neuralstem, já me respondeu.

Seguem:

Dear Mr. Garr,

My name is Mara Gabrilli and I am a congresswoman in Brazil – the first tetraplegic ever to be elected for the House of Representatives. I have suffered spinal cord injury in a car accident seventeen years ago that left me quadriplegic. Since then I have been working to improve people with disabilities lives.
I founded a Non Profitable Organization to promote and sponsor disabled sports, as well as promote stem cell research. Nowadays the organization, named “Instituto Mara Gabrilli”, is devoted to promote the rights of the people with disabilities in various ways.

In this sense, I would be much obliged if Instituto Mara Gabrilli could be informed regularly about the ongoing Phase I safety clinical trial at Emory University Hospital.

As an elected congresswoman, and a quadriplegic who have been working closely with brazilians researchers, I can say we have great expectations regarding Neuralstem's research. My Organization has done a great deal in informing people about the various ongoing researchs worldwide, and the developments regarding this one in particular needs to be accessible to people.

I thank you for your time, and feel free to contact me in any way, and for any matter in which Brazil's National Congress may be helpfull.

Best regards,
Mara Gabrilli

Mara, thank you so much for the kind note, and your great work. Let me think about the right way to go forward, but yes, we would very much like to work with your group, and certainly keep you abreast of our progress. I will be back to you soon.
Richard

Assim, teremos que aguardar o desenvolvimento do estudo da Neuralstem para uma possível participação brasileira como centro de testagem com muita esperança.

Conte comigo na proteção da vida. Luto muito para que a distribuição de medicamentos e equipamentos vire uma realidade em nosso país, assim como as pesquisas avancem no Brasil e no mundo.

Um abraço,

Mara Gabrilli

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Instituto Mara Gabrilli faz contato com a Neuralstem

Dep Mara Gabrilli, a esquerda.


Carta da Dep Fed Mara Gabrilli enviada no dia 04/07
Apenas para que nós continuemos trabalhando sempre em sintonia, evitando assimetrias de informação que possam causar mal entendidos, acho necessário esclarecer os limites possíveis da atuação do IMG, especificamente no tocante ao Neuralstem.
Você deve ter notado que fiquei extremamente interessada no assunto assim que você o trouxe ao meu conhecimento. O que fiz imediatamente foi entrar em contato com os pesquisadores especialistas que eu, você e tantos outros enxergam como referencia em pesquisa no Brasil. E fiz isso justamente por não contarmos, dentro da estrutura do IMG, com uma equipe própria de pesquisadores.
Eu adoraria alcançar todas as ações possíveis relativas à assistência às pessoas com deficiência no IMG, incluindo pesquisas com células tronco. Em muito acabamos tentando tocar todo esse universo, dentro de nossas limitações. No caso das pesquisas cientificas em desenvolvimento atuamos muito como um propagador de informações - esse papel hoje é desenvolvido por diversos atores sociais, e colocaria você entre eles. Acabo de escrever uma carta a Neuralstem para nos conhecermos e para que nos mantenham informados da evolução da pesquisa.
A Neuralstem é, por tudo que foi dito inclusive pelos pesquisadores que consultei, um caso promissor, instigaste e intrigante. Tenho certeza que os movimentos de racionalização da burocracia junto ao FDA poderá render grandes frutos. Também aqui, junto à ANVISA, trabalharemos nesse sentido - e pretendo que esse seja um dos assuntos a serem tratados com o Ministro da Saúde, em agenda que já solicitei.
Desculpe se o IMG não é um centro de pesquisa, por mim, particularmente, seria maravilhosos poder abraçar essas ações com maior amplitude, mas continue sempre me enxergando como uma parceira, que lutará por todas as questões referentes às demandas da nossa comunidade.
Considero a luta contra a ELA uma missão. Além do impacto pessoal muito grande, o impacto socioeconômico é também de dimensão imensa. Acredito que precisamos cuidar não só de quem tem uma doença neuromuscular, mas também de suas famílias e de seus cuidadores, que são tão afetados quanto os doentes.
Costumo dizer que ninguém deve caminhar só. Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e viver. E é esse cuidado que quero oferecer aos brasileiros com doenças neuromusculares, melhorando sua qualidade de vida e a de sua família. Foi com esse objetivo e esperança que criei o Projeto de Lei 1656 em junho de 2011 (veja e acompanhe no link abaixo).

PL 1656/2011


O PL exige do Poder Público a máxima presteza no atendimento dos pacientes quando diagnosticados e ressalta a necessidade de se fomentar pesquisas científicas. Também determina a constante revisão da lista de medicamentos do SUS. Queremos que os novos tratamentos, principalmente os estudos de células-tronco, cheguem rapidamente às pessoas que precisam deles. Além deste PL que já tramita, estou redigindo outro para elaboração de um programa que garanta direitos aos familiares que desempenham a função de cuidador. Estou aberta a sugestões.

Dep Mara Gabrilli