quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sobre Pesquisas com Células-tronco - Parte 2

 
1-Células-tronco embrionárias
 São derivadas de um embrião humano de quatro ou cinco dias de idade que está na fase de  blastocisto de desenvolvimento. The embryos are usually extras that have been created in IVF (in vitro fertilization) clinics where several eggs are fertilized in a test tube, but only one is implanted into a woman. Os embriões utilizados  geralmente são aqueles que foram criados em clínicas de  FIV (fertilização in vitro) onde vários óvulos são fertilizados em um tubo de ensaio, mas apenas um é implantado na mulher.



2-Células-tronco adultas ou somáticas
Existem por todo o corpo após o desenvolvimento embrionário e são encontrados dentro de diferentes tipos de tecido. These stem cells have been found in tissues such as the brain, bone marrow, blood, blood vessels, skeletal muscles, skin, and the liver. Essas células-tronco podem ser encontradas em tecidos do cérebro, medula óssea, sangue, vasos sanguíneos, músculos esqueléticos, pele e fígado. They remain in a quiescent or non-dividing state for years until activated by disease or tissue injury. Elas permanecem em um estado inativo ou de  não-divisão por anos, até serem  ativadas por uma doença ou lesão tecidual.
Adult stem cells can divide or self-renew indefinitely, enabling them to generate a range of cell types from the originating organ or even regenerate the entire original organ. Células-tronco adultas podem se dividir ou se auto-renovar indefinidamente, permitindo-lhes gerar uma gama de tipos de células do órgão de origem ou mesmo regenerar o órgão original por inteiro. It is generally thought that adult stem cells are limited in their ability to differentiate based on their tissue of origin, but there is some evidence to suggest that they can differentiate to become other cell types. Sabe-se que as células-tronco adultas são limitados em sua capacidade de diferenciação com base no seu tecido de origem, mas há alguns indícios que sugerem que elas podem se diferenciar e  tornar-se em  outros tipos de tecidos celulares.



Fonte:  www.stem-cells-news.com

sábado, 26 de maio de 2012

Pacientes de ELA e o direito a vida.

 

Por Antonio Jorge de Melo


Estamos nos aproximando do dia 21/06, data em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra ELA. Pacientes de ELA, familiares e cuidadores, alem de entidades representativas e alguns parlamentares em Brasília já estão se mobilizando para que esse dia seja um dia de luta e de revindicações, mas que também seja um dia para que nós pacientes, familiares e cuidadores possamos ter um renovar da esperança e da alegria por dias melhores para todos nós, principalmente no que se refere a oportunidades de acesso a tratamentos experimentais e uso compassivo de novas drogas para o tratamento da ELA, pois temos pressa, e não temos tempo a perder. A luta pela vida é aqui e agora.  

No dia 18/04 último a Carta Capital publicou uma interessante matéria sobre a produção e uso de CT no Brasil para serem utilizada em alguns tipos de doenças através do SUS. Vejam a matéria no link:

A matéria se reporta ao fato do Brasil ter disponível cerca de R$15 milhões através do Ministério da Saúde para produzir CT em larga escala. A matéria também fala que estão em construção cerca de oito centros de terapia celular em cinco estados brasileiros, alem dos que já se encontram aptos para produzi-las em escala comercial.

Veja que a ELA está de fora desse projeto, uma vez que não se faz na matéria qualquer citação sobre uso de CT em doenças do neurônio motor (ELA, ELP, PPB, etc). Dentre as doenças neurológicas, apenas a Esclerose Múltipla é citada.  Precisamos entrar nessa briga e discutir a viabilidade de sermos incluídos nesse projeto como beneficiários de novas propostas terapêuticas com CT. E de que maneira? Penso que através da Frente Parlamentar das Doenças Raras, que hoje representa a nossa voz e os nossos ouvidos no Congresso Nacional, que poderá elaborar e encaminhar petições e PL´s para que nossos anseios e necessidades urgentes cheguem até os órgãos competentes e decisórios, e assim possamos ter acesso a novas terapias medicamentosas que começam a despontar no mundo, ainda que em fase experimental, mas que para nós representa a única esperança.

Outra questão que vale a pena destacar nessa matéria da Carta Capital é que, apesar do autor do artigo não fazer qualquer menção disso, eles muito provavelmente estão se referindo a CT adultas, porque é de conhecimento público que ainda não existem estudos com CT embrionárias em humanos, só em modelos animais, ou seja, em estudos pré-clínicos, conforme os que são feitos no CEGH em São Paulo e coordenados pela Geneticista Mayana Zatz.

 O Brasil também produz linhagens de CT embrionárias em larga escala na USP para a realização dos estudos pre-clinicos. Quem coordena isso é a Pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, com o patrocínio da Fapesp. Veja matéria sobre o assunto nos links:

Um outro tema que merece ser incerido nessa discussão, é a Portaria 81 do MS, que fala sobre a criação do Ambulatório de Genética no SUS, assunto de extrema importância para pacientes de ELA. Veja matéria no link:

Não é difícil concluir que há uma longa jornada a ser feita pelos pacientes de ELA, seus familiares, cuidadores e simpatizantes da causa, e há muito que se discutir sobre a delicada questão que envolve os pacientes acometidos das DNM´s e as opções de tratamentos que em breve poderão ser disponibilizadas para esses pacientes, que definitivamente não tem tempo a perder, e que só querem ter assegurado o seu direito a vida e a felicidade de viver.  

 
 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Carta enviada a Dep Fed Mara Gabrilli sobre estudos experimentais com CT neurais adultas feitos pela NEURALSTEM

                                                                                                                                       Dep Mara em ago/2011 durante evento em C Jordão
Sexta-feira, 27 de Abril de 2012 12:45
Sentimos-nos gratificados e honrados em saber que temos no Congresso Nacional parlamentares que são a nossa voz e os nossos ouvidos.
Mara, sei que não precisamos te provar nada, você sabe o que são as doenças neuromusculares e o terrivel sofrimento que elas causam em quem delas fica acometido. Também é do seu conhecimento que toda vez que alguém é diagnosticado com ELA aqui ou em qualquer lugar, é a mesma coisa que estar recebendo uma sentença de morte sem previsão exata para ser executada. Sim, isso é fato, pois as drogas hoje preconizadas no tratamento da ELA tem demonstrado serem ineficazes e incapazes de frear a evolução rápida e cruel dessa doença.
Portanto, falar de ELA sem colocar o coração nessa questão é inconcebível e inaceitável. Não podemos falar da dimensão da dor, da angústia e do sofrimento que a LA traz para o seio de uma família inteira, sem acenarmos para uma atitude humanitária.
Dessa forma, nós que estamos organizando o movimento em defesa dos direitos da pessoa com ELA (movela), entendemos que é imperativo sim buscarmos o diálogo e o entendimento com as autoridades civis e políticas que tem poder para influenciar e interferir em todos esses processos.
Veja que nos EUA existe um movimento denominado TREAT ACT, coordenado pela Senadora Kay Hagan, para que se mudem as regras do FDA na liberação de drogas ou tratamentos em fase de pesquisa quando elas forem preconizadas para doenças graves como a ELA. Veja os links:
Em outro artigo publicado no Boletim da Neuralstem o discurso é bastante consistente e agressivo, quando se coloca em cheque os critérios hoje adotados pelo FDA na liberação de novas drogas ou terapias em fase de estudo para doenças graves e potencialmente mortais. Veja matéria nos links:
Agora mais recente surgiu outro movimento também organizado pela ALS Treat Us Now denominado "This is an emergency. The house is on fire.”. Veja os links:
Essas mobilizações que estão acontecendo particularmente nos EUA podem e devem servir de inspiração para que nós pacientes de doenças raras, familiares e cuidadores também sintamos o desejo de nos mobilizar e protagonizar uma mudança na nossa própria história, afinal de contas, já se vão quase 2 séculos desde que, em 1869, o celebre Neurologista francês Charcot pela primeira vez descreveu a ELA.
Por fim, um dado bastante interessante mostra a atuação da Neuralstem, empresa de Biotecnologia que tem patenteada as CT neurais adultas que estão sendo usadas no protocolo de Atlanta, bem como a “plataforma de terapia celular”,.
A Neuralstem demonstra claramente seu interesse de expandir sua tecnologia para os países emergentes, particularmente a China. Veja a matéria publicada no boletim da Neuralstem em 25/04 sobre isso:
Neuralstem, Inc. has added a news release to its Investor Relations website.
Title: Neuralstem Chief Scientific Officer To Present At Spinal Cord Injury Conference In China
Date(s): 25-Apr-2012 9:16 AM
For a complete listing of our news releases, please
click here
ROCKVILLE, Md., April 25, 2012 /PRNewswire via COMTEX/ --Neuralstem, Inc. (NYSE Amex: CUR) announced that Karl Johe, PhD, Chairman and Chief Scientific Officer, will present at the Fourth International Spinal Cord Injury Treatments and Trials Symposium, in Xi'an, China on Friday, May 4, at 1:00 PM (
http://iscitt.org/iscitt4/). Dr. Johe's talk, entitled "Human spinal cord-derived neural stem cells (HSSC) for treatment of neurological diseases," will review the readiness of Neuralstem's cells to enter clinical trials in China, as well as provide an overview of the US clinical programs in amyotrophic lateral sclerosis (ALS or Lou Gehrig's disease) and in spinal cord injury. Neuralstem has an ongoing FDA-approved Phase I trial testing the safety of its cells in the treatment of ALS and has submitted an IND (Investigational New Drug) to the FDA to initiate trials with its cells in chronic spinal cord injury. Neuralstem's wholly-owned subsidiary in China, Neuralstem China (Suzhou Neuralstem Biopharmaceutical Company Ltd.), is developing cell therapy treatments for chronic motor disorder from stroke in collaboration with BaYi Brain Hospital in Beijing.
A agenda do Congresso Internacional que acontecerá na China e que contará com a presença do Diretor Científico da Neuralstem está no link:
Portanto, diante de tantas evidências e movimentações que estão acontecendo no mundo em torno das difíceis e complexas questões que envolvem a ELA, peço a você que não feche as portas do Instituto Mara Gabrilli para essa importante discussão. Peço a você que nos dê a oportunidade de continuarmos falando sobre o assunto e acompanhando o desenrolar dos fatos para que tenhamos sucesso em nosso objetivo final, que é termos a oportunidade de acesso a novos tratamentos para a ELA, ainda que experimentais.

 Cordialmente,


quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Esperança que vem de Atlanta VI: FDA permite dosagem adicional a pacientes de Ensaio Clínico em Esclerose Lateral Amiotrófica


Rockville, Md., 08 de maio de 2012 / PRNewswire via COMTEX / - Neuralstem, Inc. (NYSE Amex: CUR) anunciou que o FDA aprovou o retorno de três pacientes em sua Fase I  -ensaio clínico para tratar a esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig) com as suas células estaminais da medula espinal (HSSC'S). Estes pacientes serão autorizados a voltar para o ensaio clínico, desde que preencham os requisitos de inclusão no horário agendado. Eles serão os primeiros no mundo a receber o transplante de células estaminais na medula espinal.

(http://photos.prnewswire.com/prnh/20061221/DCTH007LOGO)

Os doze primeiros pacientes no estudo, que está ocorrendo na Emory University Hospital, em Atlanta, Geórgia, receberam transplantes de células-tronco na região lombar. O  último grupo dos três, concluído em abril, receberam transplantes na região cervical (parte superior das costas) da região da medula espinhal, onde o transplante de células estaminais pode ajudar a respiração, função fundamental que é perdida com a progressão da doença. O próximo grupo de três pacientes receberá 10 injecções na região lombar e 5 na cervical, para um total de 15 injecções. No caso dos pacientes que regressam e já receberam 10 injecções lombares,  eles vão receber cinco injecções cervicais. Além disso, a Neuralstem apresentou uma alteração de teste para o FDA  aumentar tanto o número de pacientes tratados, bem como a dose. O estudo também implica a eficácia do mesmo.
Segundo Johe, PhD, Presidente e Diretor da Neuralstem . "O tratamento desses pacientes que já receberam injecções em uma parte da sua coluna vertebral permite-nos tanto o aumento da dosagem global de cada paciente, bem como transplantá-los em regiões da coluna vertebral onde eles não foram tratados," Dr. Johe continuou: Estes pacientes serão os primeiros no mundo a receber transplante de células-tronco em ambas às regiões cervical e lombar."

A emenda aprovada pelo FDA para o protocolo requer a aprovação do Conselho de Revisão Institucional Emory antes que ele possa ser implementado.

Sobre Neuralstem

A tecnologia patenteada Neuralstem possibilita a capacidade de produzir células estaminais neurais do cérebro humano e medula espinal em quantidades comerciais, bem como a capacidade para controlar a diferenciação destas células constitutivamente.

Além da Esclerosa lateral Amiotrófica, a empresa também almeja doenças do sistema nervoso com sua plataforma de terapia celular, incluindo lesão da medula espinhal, paraplegia espástica isquêmica e acidente vascular cerebral crônico. A empresa apresentou um pedido IND (Nova Droga Investigacional) ao FDA para um ensaio de Fase I de segurança em lesão medular crônica.

 Através desta tecnologia a Neuralstem descobriu e patenteou compostos que podem estimular a capacidade do cérebro para gerar novos neurônios, possivelmente à reversão de algumas patologias do sistema nervoso. A empresa recebeu aprovação do FDA para realizar um ensaio de Fase Ib para avaliar a segurança NSI-189, e para o tratamento do transtorno depressivo maior (MDD). Indicações adicionais podem incluir a esquizofrenia, doença de Alzheimer e doença bipolar.

Para mais informações, visite www.neuralstem.com ou ligue-nos no Twitter e Facebook

Fonte:"Neuralstem, Inc." alert@ccbn.com  Terça-feira, 8 de Maio de 2012 10:18
Assunto: Neuralstem Updates ALS Stem Cell Trial Progress


Tradução: Nice Santos