quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Pesquisadores criticam CONEP sobre atraso da pesquisa clínica no Brasil


Por Antonio Jorge de Melo

Na última quinta-feira, em carta publicada em jornais como Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo, profissionais médicos e pesquisadores criticam a demora que prejudica pacientes e pesquisadores em uma CARTA ABERTA DOS CIENTISTAS BRASILEIROS A EXMA SRA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF SOBRE O ATRASO NA PESQUISA CLÍNICA NO BRASIL:
 

Em resposta, Dr Jorge Venâncio, coordenador do CONEP disse que os cientistas que assinaram o abaixo-assinado estão equivocados. A minuta do CONEP, ele diz, mantém a centralização da decisões sobre ética em pesquisa clínica, o que é importante para que exista uniformidade nas avaliações. Ele critica a maneira como se dá o andamento do projeto de lei sobre o tema. “Estão tentando aprovar esse projeto a toque de caixa, sem discussão e sem audiência pública”.

Por exemplo, ele afirma que será ruim se os pacientes não tiverem mais o direito garantido de receber o melhor tratamento disponível para as suas doenças após terem participado de estudos clínicos. Hoje, isso é obrigatório. Quanto aos atrasos, disse à Folha que pretende publicar todos os registros de chegada e saída de processos. “Em julho nossa média de resposta ficou em 45 dias, incluindo processos e pendências.”

Ele diz também que vão lançar um manual para evitar os erros mais comuns cometidos por pesquisadores e indústria.

Dr Jorge Venâncio, o primeiro a esquerda
Para quem não se lembra, no último dia 13 de julho Dr Jorge Venâncio participou da Audiência Pública no Senado sobre ELA, representando o CONEP. Naquela oportunidade perguntei ao Dr Jorge Venâncio sobre a tal pesquisa com células-tronco mesenquimais que foi aprovada em 24 horas pelo CONEP,  mas cuja informação não se tornou de domínio público para os pacientes de ELA, familiares e demais partes interessadas. (http://celulas-troncoja.blogspot.com.br/2015/07/o-milagre-das-24-horas-oucomo-aprovar.html)



Fonte: