quarta-feira, 22 de julho de 2015

O milagre das "24 horas", ou...como aprovar uma pesquisa no CONEP?

Dr Renato Maia Guimarães

Por Antonio Jorge de Melo

Durante a AP sobre ELA realizada no dia 13 de julho   no Senado, o representante do CONEP que estava a mesa, Dr Jorge Alves de A Venâncio, fez uma declaração bombástica que deixou muitos dos ali presentes no mínimo perplexos, inclusive o próprio médico pesquisador Prof Gerson Chadi. Segundo ele, O CONEP aprovou em 24 horas uma solicitação de   pesquisa com células-tronco mesenquimais em pacientes com ELA!

Essa e outras   informações sobre a pesquisa em questão  estão em uma matéria distribuída pelo próprio Dr Jorge publicada no Correio Braziliense de 19/04/2015 sob o título: "Renato Maia Guimarães e o cuidado com os outros."

Renato Maia Guimarães é   médico geriatra e   funcionário aposentado do Ministério da Saúde, e paciente de ELA. A matéria publicada no Correio Braziliense revela que "...ele conseguiu no ano passado, uma ordem judicial para participar de um grupo de pesquisas que tenta um tratamento experimental com células-tronco".

Quando lhe perguntei por telefone  sobre a citação do protocolo de Israel  na matéria:  “O estudo de Israel estava emperrado no Brasil há mais de um ano por causa da burocracia exigida no país...”, ele prontamente nos esclareceu que na verdade o protocolo é parecido, mas que trata-se de uma pesquisa independente realizada por um grupo privado de São Paulo.

Segundo revela a  matéia, Dr Renato "pediu aos amigos médicos que fortalecessem a batalha e entrassem em contato com o CONEP, para explicar a importância da aprovação do estudo...", e ele mesmo escreveu uma carta ao CONEP explicando a sua própria situação. O final dessa história já foi contado. A pesquisa foi aprovado pelo CONEP 24 h após uma reunião que ocorreu  entre ele e os membros daquela instituição. 

A matéria relata ainda que Dr Renato “...já fez duas aplicações, mas ainda não obteve resultados. Espera as novas injeções nos próximos meses.”  e enfatiza ainda  que “Hoje, 20 pacientes brasileiros se beneficiam dos testes que injetam células-tronco na medula dos doentes do neurônio motor...”

Ao perguntar ao Dr Renato, ainda por telefone,   quantos pacientes ja teriam se beneficiado dessa terapia, ele afirmou que seriam uns 3 pacientes apenas, ao contrário dos 20 revelados na matéria. Segundo ele, o grupo responsavel pela pesquisa está revendo o protocolo. Tambem nos disse que ja fez 3 injeções de células-tronco, mas que não percebeu nenhuma melhora clínica.

Por fim, fica aqui a  nossa sugestão a todos os pacientes de ELA, familiares e cuidadores, que sonham com a possibilidade de que o Brasil possa realizar pesquisas com células-tronco mesenquimais em pessoas com  ELA, como a pesquisa da equipe do Dr Gerson Chadi. Vamos enviar e-mails ao CONEP contando os nossos dramas. Quem sabe o milagre das "24 horas" se repete?