segunda-feira, 18 de maio de 2015

Novas perspectivas sobre Células-Tronco na ELA (Células-Tronco pluripotenciais)



Profª Rosália Mendez-Otero 


Drª Rosália Mendez apresentou uma pesquisa realizada no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – UFRJ, onde foram descritos estudos em ratos que foram submetidos a injeções com   células-tronco adultas derivadas da medula óssea dos mesmos.

Segundo a pesquisadora relatou, quando as células-tronco foram injetadas na fase anterior a indução da doença no modelo animal, observou-se através de experimentos comparativos uma pequena melhora após a instalação da mesma. Entretanto, quando essas mesmas células-tronco foram injetadas após a indução da ELA no modelo animal, não se observou nenhuma melhora clínica nesses modelos. “Esses estudos pré-clínicos em ELA tem demonstrado serem muito pobres”, reconheceu a pesquisadora.

No entanto, ela destacou que as células IPS representam uma forte e promissora esperança para novas pesquisas na busca pelo conhecimento da etiologia e da fisiopatologia da ELA, o que permitirá que novas terapias medicamentosas possam ser estudadas, pelo fato dessas células poderem ser testadas em todos os tipos de mutação genéticas conhecidas na doença.

A palestrante apresentou as pesquisas clínicas (em pacientes) com células-tronco adultas que estão em curso no mundo, entre elas a da Brianstorm e da Neuralsten. Tambem citou a pesquisa em curso desenvolvida pela equipe do Dr Gerson Chadi , da FMUSP, onde um grupo de pacientes com ELA receberão injeções de células-tronco mesenquimais autólogas (do próprio paciente), segundo o protocolo da Brianstorm. 

Fonte:
http://falandosobreela.blogspot.com.br/2015/05/mesa-redonda-esclerose-lateral.html