quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Parlamentares recebem proposta de Cientista para criação de Centro de Terapia Celular no HC/FMUSP


Por Antonio Jorge de Melo

Quem acompanha o trabalho que o ilustre Prof. Dr. Gerson Chadi e sua instituição vem realizando a 30 anos, sabe que nos últimos meses ele e o HC/FMUSP estão engajadas em algumas ações específicas que vem de encontro as expectativas  dos pacientes de ELA e de outras doenças neuromusculares e degenerativas:

1-Estudo Fase II com CT adultas em ELA em parceria com a Brianstorm, que já foi autorizado pela ANVISA

2-Estudo BIOMARCADORES em pacientes com ELA.

3-Compra de equipamentos para capacitar um complexo de salas limpas nas dependências do HC/FMUSP para realização de terapia celular em pesquisa FASE III e Terapia Celular em larga escala.

O Ministério da Saúde já aprovou a liberação de 5 milhões de reais para a pesquisa com células-tronco. Mas os itens 2 e 3 precisam de uma verba específica, conforme consta no  plano de ação  de ambos Projetos.

Diante do desafio de se alcançar os valores necessários para alavancar esses 2 Projetos,  Dr Gerson esteve reunido no dia 24/02 em Brasília com o Senador Romário, a Senadora Ana Amélia, o Senador Jose Serra e com a Deputada Federal Mara Gabrilli, juntamente com membros do Movela representando os pacientes.

Naquela oportunidade  ele fez  uma  apresentação sobre esses Projetos, sua viabilidade de execução, seus custos e sua enorme capacidade de formar profissionais de todo o país que estarão qualificados para fazer terapia celular em seus locais de origem, bem como a possibilidade de se alcançar recursos de Instituições internacionais para alavancar novas pesquisas.

Trata-se de  uma iniciativa inédita e grandiosa  para que pacientes com doenças neuromusculares como a ELA  possam ter acesso aos tratamentos  experimentais com células-tronco e tambem a novas terapias medicamentosas.

                                
                                                      Dr Gerson com  Sen Romário e Sen Ana Amélia



                                           

                                          





                                                                          

          

                                                     Dr Gerson com  Sen Romário e Sen José Serra





                                                          Dr Gerson com a  Dep Federal Mara Gabrilli






sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Projeto de lei para células-tronco será desarquivado

Por Mauricio Tuffani

Por não ter sido apreciado ainda pela Câmara dos Deputados, um projeto de lei proposto no ano passado para destinar recursos à pesquisa com células-tronco será automaticamente arquivado, como prevê a legislação, neste sábado (31.jan), quando termina a atual legislatura iniciada há quatro anos. Mas a proposta será desarquivada nos próximos dias por seu autor, o deputado deputado federal Jovair Arantes (PTB-GO), segundo sua assessoria informou a este blog.
projeto de lei 7.977 de 2014  propõe incluir o apoio a pesquisas com células-tronco na lei do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que estabelece programas, projetos e atividades em ciência, tecnologia e inovação, financiando pesquisas básicas, desenvolvimento de novas tecnologias e capacitação de profissionais por meio de intercâmbio científico e tecnológico.
Arantes destaca a importância do desenvolvimento de terapias com células-tronco não só para doenças degenerativas como a de Alzheimer, Parkinson, Huntington e a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mas também para atenuar danos à saúde provocados por derrames e tumores cerebrais.
O poder público “deve se responsabilizar por financiar atividades de alta investigação científica, e, mais especificamente, as pesquisas que estão sendo conduzidas em todo o país com células-tronco, visando ao tratamento de doenças neurodegenerativas”, afirmou o deputado em entrevista à Agência Câmara de Notícias.
Entre outras disposições, o projeto de lei prevê também o financiamento de pesquisas básicas ou aplicadas realizadas por instituições públicas ou particulares com foco no tratamento de doenças neurodegenerativas com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde).
Desde março de 2005, quando entrou em vigor a chamada Lei de Biossegurança, é permitido no Brasil o uso de células-tronco embrionárias humanas obtidas por fertilização in vitro e não utilizadas no mesmo procedimento, desde que os respectivos embriões sejam inviáveis ou tenham sido congelados por pelo menos três anos, e com o consentimento formal do casal que os gerou.

http://comunidadeelabrasil.ning.com/forum/topics/5495680:Topic:104740

Nota do Blog:
Essa notícia vem em um momento extremamente oportuno, quando o Brasil ja tem aprovado pelo CNPQ a autorização para realização da primeira pesquisa com ct adultas em pacientes com ELA , além  da disponibilização de  uma verba de  5 milhões de reais para que a mesma seja realizada.
Essa pesquisa é pioneira em nosso país, e com certeza trará consigo uma gama de novas pesquisas que alavancarão o conhecimento e o tratamento da ELA, o que para muitos de   nós pacientes e familiares significa um renovar da nossa  esperança pelo sagrado direito a vida.
Veja materia no link: