quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CNPQ concede aprovação final para pesquisa com CT em ELA no HC/FMUSP



Por Antonio Jorge de Melo

Acordei no final tarde, depois de uma “soneca terapêutica”, corri os olhos no Face e...estava lá a notícia pela qual tanto sonhei e ansiei desde o dia em que entendi o que é ser paciente de uma doença sem tratamento ou cura como a ELA:


Agora está consumado! O Brasil realizará pela primeira vez uma pesquisa com células-tronco em pacientes com ELA, isso é simplesmente uma imensa janela de oportunidades que finalmente se abre para nós.

Mais importante que ser elegível para participar dessa pesquisa especificamente, é torcer para que os resultados sejam favoráveis, e que o Ministério da Saúde possa a partir daí disponibilizar essa terapia para todos os pacientes de ELA do Brasil que puderem ser beneficiados  por ela.

Ainda que os resultados dessa pesquisa não alcancem os índices  mínimos de segurança e eficácia que justifiquem a aprovação do seu uso em larga escala, outras pesquisas com certeza virão a partir desta,  e os pesquisadores terão uma gama importante de informações para avançar na busca da terapia com células-tronco adultas na ELA e mostrar que, ao contrário do que  alguns pesquisadores céticos postulam (sabe-se lá por quais motivações), essa poderá sim ser uma opção de tratamento favorável  e benéfica aos pacientes. Mas eu digo que tudo isso está valendo muito a pena, e muito mais ainda para as gerações futuras.

Infelizmente, muitos dos que sonharam comigo com esse dia   já se foram, mas para nós ainda resta a esperança de um tratamento que nos devolva a chance de viver.

Ao contrário da soneca da tarde, hoje a noite com certeza eu terei dificuldades pra dormir, porque a alegria e a ansiedade   simplesmente não irão deixar...